Digitalizar documentos

 

Digitalizar documentos: instruções passo a passo para começar

A digitalização ocupa, cada vez mais, uma posição fundamental no bom desempenho empresarial, concorrendo para a redução do excesso de papel ao transformar documentações físicas em dados digitais organizados e simples de consultar e, deste modo, contribui para melhorar a produtividade ao optimizar rotinas de trabalho. Uma vez que cada tipologia terá especificidades próprias, deverá ser elaborada uma instrução de trabalho para cada um dos conjuntos documentais a digitalizar.

No processo de digitalização de documentos, existem 6 etapas fundamentais:

1ª Etapa: Indexação

A indexação é a primeira etapa na digitalização de documentos, que inclui a organização sumária dos documentos aquando da sua recepção, conforme as orientações pré-determinadas e de acordo com cada projecto.

2ª Etapa: Preparação

A fase de preparação de documentos deve ser efectuada em detalhe para que não ocorram danos nos documentos ou nos próprios scanners. Nesse sentido, deverão ser realizadas as seguintes tarefas: remoção de agrafos, clipes, elásticos ou qualquer outro material ou detrito que possa comprometer a documentação ou provocar atrito durante o processo de digitalização.

3ª Etapa: Captura

A captura é feita por um scanner de alta resolução, para capturar com a máxima qualidade visual possível todos os detalhes presentes nos documentos a digitalizar.

4ª Etapa: Conversão

Nesta etapa, realiza-se a conversão dos documentos para formato digital.

5ª Etapa: Digitalização

Aqui, os ficheiros seguem para um software de gestão, administrado por gestores, acessível a qualquer pessoa autorizada que possua um computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

6ª Etapa: Controlo de qualidade

Esta é uma das etapas mais relevantes do processo de digitalização de documentos, que é realizado por amostragem com registo de evidências.

A REISSWOLF, empresa líder internacional na segurança da informação, desenvolveu um sistema de Digitalização de documentos que garante o nível de segurança exigido pela norma DIN 66399 (norma de segurança de informações que estabelece os padrões de destruição de documentos e suporte de dados) e pela Lei 67/98, de 26 de Outubro (Lei da Protecção de Dados).

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